Fale conosco

Francisco Baruffi

Fundador e Instrutor

Conheça mais

A minha história é muito parecida com a de vocês. Eu briguei anos e anos, jogando poker sem ser lucrativo. Eu seguia jogando e esperando que o dia da forra chegasse ou que em um passe de mágica, de um dia pro outro eu iria me tornar um jogador lucrativo.

Claro, tudo ilusão da minha cabeça, a mente da gente cria ideias pra confortar as nossas más escolhas, pra que a gente não se cobre tanto dos nossos erros. Eu achava que eu soubesse jogar poker e que eu estivesse passando apenas por uma variância negativa, e cá entre nós: essa variância é a melhor desculpa entre os perdedores. Mas teve um momento, que nunca vou esquecer onde eu estava jogando cash game live, na minha cidade natal que é Passo Fundo/RS, e eu perdi um pote muito grande. Mas não era um pote, era O POTE! E aquele pote me levou pro fundo do poço. Claro, eu estava jogando limites mais altos do que eu deveria e não tinha o dinheiro pra pagar. Mas como você sabe, a grande maioria dos aprendizados vem na dor.

Foi quando eu parei pra pensar e vi que não adiantava eu insistir no poker da maneira que eu estava fazendo que era só jogar e jogar. Eu estava enxergando ali pessoas evoluindo, conquistando coisas que eu sempre sonhava, subindo de limites e eu ali só me estressando e perdendo dinheiro. Era muito frustrante tanto financeiramente quanto psicologicamente.

Foi aí que eu fui em busca dos jogadores que estavam no topo do mercado naquele momento, pra trocar uma ideia e tentar entender o que eles tinham em comum, quais eram as semelhanças daquelas carreiras de sucesso. E eu encontrei dois pontos, principalmente, que me chamaram muito a atenção.

1 - Eles estudavam muito o jogo, ao contrário do que eu fazia que era somente jogar. Eles jogavam e estudavam regularmente. Era super contra intuitivo pra mim: como é que uns caras que jogam poker e ganham dinheiro jogando poker "perdiam tempo estudando"? E se você ainda não entendeu, ainda vai perceber com o tempo que o poker é mutável. As jogadas estão mudando, as linhas de pensamento estão mudando e você precisa estar sempre atualizado. E pra estar atualizado o que você precisa? Estudar. Não tem saída. É como se você tem um negócio e precisa estar sempre informado das novidades do mercado pra não perder para os seus concorrentes. Claro, eles estudavam a sua maneira, mas estavam sempre estudando e estudando. E eu lá jogando e jogando, sem saber por onde começar a estudar e o que o estudo poderia fazer no meu jogo.

2 - O ponto em comum nos jogadores de alto escalão é que eles eram psicologicamente estáveis. E era por quê? Porque eles eram zen, porque meditavam? Não. É porque eles tinham total conhecimento do poker e entendiam o poker como ele realmente era. Por quê? Porque eles estudavam! Fazendo isso eles sabiam exatamente tudo o que poderia acontecer na mesa, então eles não oscilavam se eles perdessem uma jogada ou se eles ganhassem uma jogada, porque eles sabiam exatamente o poker como ele é e que tomando as decisões certas, no longo prazo eles iriam ganhar dinheiro. E afinal, todos nós sabemos o que uma pessoa de psicológico fraco ou que se abala com uma jogada pode fazer quando tá tiltado em uma mesa. Um sentimento, um desvio, seja raiva ou frustração, quando a gente fala em poker, esse sentimento é dinheiro jogado fora. Então aqui a gente já tem dois pontos, que esses caras de sucesso, tinham na carreira deles.

Eu sempre tive uma máxima na minha vida que é se você continuar fazendo o que você faz hoje, o teu resultado lá na frente vai ser exatamente o mesmo. E se no poker eu continuasse apenas jogando, o resultado lá na frente seria estresse, prejuízo e tilt. Então eu precisava acordar, eu já tinha identificado o que era pra ter uma caminhada prazerosa, lucrativa e de sucesso no poker.

Então eu vi o que precisava e com estudo e dedicação as coisas começaram a acontecer. Confesso pra vocês que parecia um passe de mágica, mas eu estava colhendo os frutos de uma decisão que fiz antes. E confesso que não foi algo fácil, pois eu precisava assumir que eu não jogava tão bem quanto eu achava que jogava, e isso serve pra todo jogador de poker. E tá aí o teu primeiro passo: você precisa ser muito sincero contigo mesmo. Você precisa entender que não é falta de sorte, você não tá runando mal e você não tá passando por uma variância negativa. É que você joga errado, mesmo e ponto final! Você pode até ganhar dinheiro nos limites mais baixos ou talvez jogue no cash game da tua cidade, e ganha, empata e tá tudo bem, mas quando você entra em qualquer ambiente mais competitivo vc já sabe o que acontece.

A partir dai desenvolvi uma metodologia que funcionou, juntando todas as minhas experiências. Meu jogo decolou, consequentemente minha sede por estudos e conteúdos também. Esse foi um ponto muito importante, no momento que eu estava atrás de conteúdos de qualidade, eu via uma dificuldade enorme de encontrar, e foi dessa dificuldade que a ideia da Academia Brasileira de Omaha surgiu, eu queria criar um portal para que os jogadores que quisessem realmente fazer acontecer no Omaha, pudessem ter acesso a conteúdos que realmente fizessem a diferença no seu jogo.

E cá estamos, a mais de 6 anos treinando jogadores de omaha, mais de 1000 alunos, já criamos vários "monstros" que hoje devoram os limites mais altos do Omaha e eu como reflexo dessa minha dedicação e busca incessante por boas linhas e qualidade no ensino jogo hoje os maiores limites jogados com uma lucratividade expressiva.

Outro ponto importante de minha vida foi no momento onde vi vários alunos se destacando, mostrando claramente que a nossa metodologia de ensino funcionava com facilidade, iniciei o ABPLO Team, um time de jogadores dedicado ao cash game omaha, iniciamos com 8 jogadores e que hoje tem mais de 80 jogadores, em uma estrutura fantástica de instrutores e um meio ambiente regado de experiência e técnica que impulsiona a curva de aprendizagem. Em pouco mais de 2 anos de time, temos jogadores que iniciaram na 0.50/1.00 e 1/2 e hoje jogam 50/100.

Então seja bem-vindo ao universo do PLO onde as possibilidades são inúmeras, e só depende de você porque as ferramentas e suporte para elevar seu nível de jogo nós podemos te dar.

Sou muito feliz por toda essa caminha por onde estamos e por tudo que ainda podemos alcançar. Gratidão a todos que passaram pelo projeto e/ou hoje estão nessa mesma pegada que eu pra mudar o nível do Omaha no Brasil.

Treinamentos

Conheça os nossos cursos. Clique na imagem de cada um deles para saber mais informações sobre cada um.

Academia Brasileira de Omaha © Todos os direitos reservados

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.